Marcadores: ,

Meme: O que você jogou em 2013?

Vamos lá, hora de tirar a poeira do blog e montar uma lista com os jogos que passaram pelas minhas mãos esse ano, como parte do Meme gamístico "O que você jogou em 2013?" Olha, só de olhar minha conta no Steam, dá pra ver que foi MUITA coisa. Vou enumerar aqui diversos jogos, não sei quando irei parar, mas vamos lá.






1 - DLC Quest
Um jogo que brinca com uma coisa recorrente nos jogos de hoje em dia: o DLC. E se tivéssemos que pagar por tudo dentro do jogo? Uma idéia fantástica, mas mal executada a beça. Curtíssimo, controles imprecisos e uma trilha desanimadoramente chata. De fato, foram 5 reais muito mal gastados.


2 - GTA IV
Minha decepção com GTA IV não é meramente fruto do jogo ser desinteressante, mas o fato exclusivamente de estar no PC. O jogo foi mal otimizado pra caramba e isso prejudicou demais a experiência. Meu PC não é lá grandes coisas, mas ele roda alguns jogos mais recentes (como alguns da lista mais adiante) sem problemas. E sem contar que Liberty City não me ajudou em nada. Voltou pra prateleira pra nunca mais.


3 - Bus Simulator 2012
SkgskjahJKGksakJHASKjhKJHASKJHDKJHKASJHAKJHKJAHKJAHKJH COMO LIGA A PORRA DESSE ÔNIBUS? É tudo o que tenho a dizer.


4 - Serious Sam: Random Encounter
Tentaram misturar o frenetismo dos jogos de Serious Sam com a aleatoriedade de um J-RPG. Falharam miseravelmente.


5 - Mass Effect 3
1 ano depois de comprá-lo, resolvi finalmente terminar a saga de Shepard, e não me decepcionei. O jogo transborda tensão do início ao fim e nos dá a lição de que nem sempre poderemos desfrutar do resultado de nosso esforço. Mas que foi uma puta sacanagem o final, foi. Sim, eu vi a versão estendida. E não, não diminuiu minha nota.


6 - Naruto Shippuuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst
Melhor experiência em termos de jogo de anime que presenciei em anos. Com uma jogabilidade afiada, gráficos bonitos e um plot bem construído (com cenas tão longas que dariam orgulho ao Kojima) prova que não é necessário ser fã de Naruto pra curtir o jogo.


7 - Pac-Man Championship Edition DX +
Um ótimo exemplo de retromodernismo nos jogos de hoje em dia. Une o cerne do que é Pac-Man com a capacidade dos consoles modernos. Um jogo brilhante e viciante.


8 - Tomb Raider
O reboot que a Crystal Dynamics e a Square-Enix fizeram na franquia foi mais do que excelente. Foi foderosamente compensador. Um dos poucos jogos que mesmo tendo aquelas indicações do que fazer, não me fizeram me sentir burro, como muitos jogos por aí andam fazendo.


9 - DmC Devil May Cry
Foda, foda, foda! Mil vezes foda! Merecia um pouco mais de amor por parte da comunidade gamer, mas como somos todos uns putinhos, houve um mimimi com relação ao visual do Dante, mas o jogo tem uma jogabilidade frenética e simples, sem deixar a complexidade da série de lado. Acessível e bacana.


10 - Resident Evil 6
O sexto episódio de Resident Evil não é unânime. Muitos o consideram um jogo decente, enquanto outros o crucificam com todas as forças. Eu curti o que joguei, e poxa, finalmente os caras aprenderam a atirar e andar ao mesmo tempo. Isso é algo que eu quero há muito tempo.


11 - Dead Pixels
O jogo retro de Zumbis é uma ode a Resident Evil e com um plot tão sem sentido quanto. Com uma jogabilidade frenética, é uma boa alternativa a quem não quer pagar tanto num jogo. Considerando que custa 5 reais, é um ótimo custo benefício.



12 - Resident Evil Revelations
Do 3DS para o PC, um jogo lindo. Com um clima clássico e uma jogabilidade mais afiada que Resident Evil 6, foi uma bola dentro e um guia no qual a Capcom deve se basear quando lidar com a franquia a fundo.


13 - Dead Rising 2: Off The Record
Dead Rising 2 com o protagonista do 1. Três expressões:
-Mecânica chatinha
-Zuera Sem Limites
-Zumbis pra CARALHOOOOOOOOO!


14 - Star Trek The Videogame.
Esse foi um ano de muito Star Trek pra mim. Sério, eu assisti aos dois filmes do J.J. Abrams seguidamente (um em casa e o seguinte na estréia no cinema). Então resolvi dar uma chance ao joguinho da Namco Bandai que parece um pouco com Mass Effect. É um shooter regular, nada demais, mas não é a desgraça que a humanidade aponta. Apenas um game mediano que vai empoeirar na sua prateleira. Eu me diverti. Um pouco.


15 - Fast and Furious Showdown
Um jogo de 3DS rodando no PC. Não, isso não é um elogio. O ponto alto do jogo é que tem uma fase no Rio. De resto, o jogo é uma bosta.


16 - Deadpool The Game
Um divertido jogo baseado em Super Heróis. E que quebra a quarta parede e te transfere para o mundo e mente insanos de Wade Wilson. E com litros de piadas proferidos por segundo. É um bom jogo de ação dos criadores de Transformers War for Cybertron.


17 - Katawa Shoujo
Eu chorei jogando essa porra de Visual Novel. Sério. Leiam meu review lá no Jbox. É um jogo simples, mas extremamente sensível e competente.


18 - Ys Origin
Prequel da série Ys, e um dos poucos (se não o único) a não ser estrelado por Adol Christin, o ruivo que mais se fode nos videogames. Seguindo a pegada ágil de Ark of Naphistim e Oath in Felghana, mostra um pouco de como era o mundo de Ys  antes de Adol causar uma carnificina em monstros por sete jogos.


19 - Red Faction Armageddon
Último jogo da finada série Red Faction. De fato, o maior destaque dela é ter os cenários destrutíveis mais bacanas possíveis, e a arma do Unicórnio, não nos esqueçamos da fucking arma do unicórnio. É um bom shooter em terceira pessoa, nada mais.


20 - Ys Chronicles I & II +
É o porte do porte do Remake dos dois primeiros jogos da série Ys. Esse é um dos que comprei no lançamento no Steam. De fato, a jogabilidade de Ys sempre foi frenética, mas nesses dois jogos, você de fato não precisava apertar botões pra atacar. Enfim, dois jogos ótimos que divertem e são retrô ao mesmo tempo. Antes que você me chame de doido, verifique o caminho. Ys 1e2 Originais -> Remake Complete (2001) -> Chronicles (PSP, 2009) -> Steam Edition (2013)


21 - Duck Tales Remastered
Esse foi o ano dos remakes, diversos jogos receberam uma repaginada. E um clássico como Duck Tales (NES) ganhou um remake a altura do legado. Misturando animações feitas a mão com cenários tridimensionais, possui um charme único a altura do jogo original, mas com a dificuldade mais amenizada.


22 - Rayman Legends
Ainda espero por um novo Rayman tridimensional, mas os jogos 2D com essa engine nova da Ubisoft são lindos. Com a jogabilidade viciante e o visual estonteante, Rayman se recuperou de uma longa estadia com aqueles coelhos escrotos.


23 - The Darkness II
Um ótimo jogo de tiro, uma ótima trama (com um puta plot twist) e ser mafioso nunca foi tão legal quanto em Darkness II. Destaque para a entidade The Darkness, dublada por Mike Patton.


24 - Sonic and Sega All Stars Racing Transformed
Amigos, apenas uma declaração. Mario Kart 8 vai ter de suar muito a camisa se quiser ser o melhor jogo do gênero Corrida/Zueira. Sério.


25 - Sleeping Dogs
Um dos Sandbox que mais me surpreendeu. Já tinha ouvido falar bastante bem dele, mas quando pus as mãos, foi um daqueles jogos aonde eu passava horas em busca de colecionáveis antes de seguir em frente com a história. Palmas para a Square Enix.


26 - Ys Oath in Felghana
Versão recontada do terceiro jogo da série Ys, foi até o presente momento o jogo mais recente que zerei. Conta com a jogabilidade frenética, gráficos simples (um PC modesto não terá problema algum em rodá-lo no máximo) e uma super trilha, é uma prova de que a série Ys merece mais amor dos gamers de hoje em dia.


27 - Evoland
O RPG/Paródia/Homenagem tem uma jogabilidade simples, aliás, várias jogabilidades. Desde Final Fantasy a Legend of Zelda, você passeia por uma evolução dos JRPG's. É curto, mas compensante.


28 - Sonic 4 Episode II
Ainda não é o que esperávamos de um jogo 2D do Sonic, mas é muito mais bonito, vistoso e jogável que seu antecessor. É bom comprá-lo em promoção, e plus, tem online de verdade (ao contrário da Leaderboard de S4E1)


29 - Mortal Kombat
Finalmente entendi o porque do reboot da série ter sido tão aclamado. Com a melhor jogabilidade em se tratando de Mortal Kombat e um enredo muito bem amarrado, a "estréia" do NetherRealm Studios não podia ter sido melhor. Mesmo que parte do final não tenha me agradado particularmente, ele foi bastante satisfatório como um todo, e com um gancho pro Mortal Kombat 10 ou 2 dependendo da contagem :p


30 - Castle of Illusion
Enquanto que DuckTales Remastered jogou na sua cara REMAKE o tempo todo, Castle of Illusion, última empreitada do Sega Studios Australia, reimaginou o jogo todo. E isso é bom e ruim. Por um lado, temos uma visão moderna do que seria o Castle of Illusion, por outra, perde um pouco do valor nostálgico do título. Mas, entre idas e vindas, é um jogo muito bem estruturado e um bom platformer 3D.


31 - DiveKick
Death from Above! Uma divertida sátira aos jogos de luta recentes, DiveKick ganhou notoriedade por usar somente dois botões. Isso mesmo, apenas dois botões. Até Nintendista pode jogar, de tão simples.


32 - Castlevania Lords of Shadow
Pegue NanoBreaker, retire o IGA e adicione uma pitada de God of War. Assim é Castlevania: Lords of Shadow. Um jogo que pode não ser lá um Castlevania, mas é mais Castlevania que os Castlevanias do Nintendo 64. E é um bom jogo de ação sim senhor.


33 - Mass Effect
Finalmente pude jogar o primeiro jogo da série, que tem maior foco no Role Playing que seus sucessores. Quem começou a franquia jogando o 2 por exemplo, vai estranhar o mapeamento de botões no PC. Só não o joguei do começo ao fim, pois minhas férias estávam no fim.


34 - Far Cry 3 Blood Dragon
Pegue o FPS mais aclamado de 2012, adicione Muito Neon, Exterminador do Futuro e um nível de Zuera que constrangeria até mesmo o rei da Zuera de 2012, Vaas e temos Far Cry 3 Blood Dragon. O jogo não se leva a sério do começo ao fim e garante boas risadas, sem se esquecer da jogabilidade que consagrou Far Cry 3.


35 - Bit Trip Runner
Comentei no twitter que a Ubisoft deveria fazer um Rayman só de fases musicais. E eis que me lembro de Bit Trip Runner. E nessa promoção de fim de ano no Steam o peguei com o troco da minha wallet. Bit Trip Runner é simplesmente viciante. É um pouco de decoreba, mas é bem divertido e gostoso de se jogar!


36 - Hotline Miami
Cheguei a gravar um podcast sobre o jogo com os broders DFL e Red (editarei somente depois do Natal) e acredite, foi uma das experiências mais alucinantes em termos de indie game que tive. Estratégia, velocidade e muita carnificina 8bit. O final verdadeiro do jogo é surreal para quem conseguir juntar as peças. Estou aguardando ansiosamente pela sequência


37 - Game Dev Tycoon
Um jogo sobre criação de jogos. Usa o mesmo conceito do Game Dev Story, mas possui uma interface mais amigável. Penei pra conseguir os 100%, mas foi bem divertido. Para quem deseja maior tempo de vida, há Mods que adicionam novos eventos, consoles e temas de jogos.


Eu gostaria de ter colocado mais coisas, mas sinceramente estou cansado e esse fim de ano no serviço tem sido de lascar. Espero que tenham curtido o texto, e visitem os outros participantes

Gamer Caduco [PUBLICADO] @gamercaduco
[ATUALIZADO]

2 comentários:

  1. Unknown disse...:

    E ae blz?

    Cara adorei sua lista e mta coisa aí eu ja joguei ou estou jogando kkkk
    Mas dmc e Deadpool me chamaram atenção pq são 2 jogos q to mto no hype pra jogar assim q eu tiver um tempinho...

    Abração!

    T-ROK

    PS: foi mal a exclusão, é q não tinha notado que no Google não aparece meu nick então vim pra "re-assinar" kkkk

  1. Anônimo disse...:

    Compartilho o mesmo sentimento que você em relação ao DMC, muitos mimimis e frescuras. Era só jogar o jogo e pronto '-'

    Pra mim, o sleeping dogs foi o melhor jogo que joguei desse gênero "mundo aberto" foda pacarai. O enredo dele é fantástico '-' me prendeu absurdamente. E depois ainda querem falar que o GTA V tem um bom enredo. Ai ai essa galera.
    Nunca joguei a série Ys :( preciso jogar urgente, todo mundo fala muito bem dela..

    Abraços o/

Postar um comentário